Ads

 10 Dicas para fazer uma carta de apresentação


10 Dicas para fazer uma carta de apresentação


Na sua busca de vagas para candidatara-se a uma vaga de emprego, um determinado
anúncio, solicita um anexo de sua carta de apresentação O que e como fazer?
Redigir uma carta de apresentação não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é seguir algumas regras básicas para elaboração:


1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial, quando solicitada. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.


2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.

3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final. Se entregue pessoalmente assine de próprio punho, caso seja enviada por email ou à algum site de oferta de empregos, deixe assinada electronicamente (vide modelos).


4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar na elaboração do texto.
5. Não se esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correcto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.


6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.


7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.


8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.


9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta
de boa qualidade.


10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta. A carta tem uma conotação forma, por isso deve demonstrar seriedade ao apresentar-se.


De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da sessão Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem
fazer a diferença na empresa".

Autor: Desconhecido

Revisao: Faruk Muando

Postagem Anterior Próxima Postagem